Segundo o dicionário da língua portuguesa, pensamento é o ato de pensar, de tomar consciência, de refletir ou meditar. O Pensamento é energia em ação
O PENSAMENTO é a grande oficina ou o laboratório da vida espiritual. O pensamento e a vontade são para os Espíritos aquilo que a mão é para o homem ( KARDEC, 2013).
Nosso pensamento pode produzir representações mentais que se convertem em nobreza de ânimo ou em decadência de costumes. Assim, pensar significa falar sem uma única pronúncia. Os Espíritos nos ouvem, leem os nossos pensamentos, veem tudo ou quase tudo porque, no lugar onde se encontram, tal aptidão lhes é possibilitada ( VERDADELUZ, 2017) .
Segundo Divaldo Franco (2015) o pensamento não procede do cérebro, a sua função é a de registrá-lo e externá-lo. O pensamento é a exteriorização da mente, que independe da matéria e se origina no Espírito, que expressa o pensamento em todas as direções e utiliza-se do cérebro para comunicar suas ideias com as outras pessoas.
Quando pensamos emitimos vibrações que impregnadas de nossos desejos, tendências e impulsos, vibrações que entram em sintonia com outros que se encontram na mesma faixa vibratória. Isso acontece porque nós seres humanos nos encontramos imersos num imenso oceano de vibrações, ao qual dá-se nome de psicosfera do planeta (SCHUBERT , 2010).
Segundo Gama (2017), as vibrações de nosso pensamento se unem a vibrações de igual valor moral. Por isso o dever do espírita é de manter os pensamentos com foco no bem e na elevação moral. Sintonizar-se com a espiritualidade é como um rádio ligado em uma estação, qualquer distúrbio no aparelho sintonizador nos faz perder o sinal da estação desejada. Se mudarmos a sintonia de pensamentos estaremos nos conectando com sintonias análogas a esta. Por isso se pensarmos o mal nos ligamos ao mal, se pensarmos no bem, nos ligamos ao bem.
Segundo a Doutrina Espírita, o poder do pensamento, é como absorvemos o oceano de energias em que vivemos, de forma que elas não determinem nem causem fragilidades excessivas, podemos entender esse princípio como a capacidade de todas as energias que chegam até nós podem se transformar ou se adaptar ànossa estrutura ( FAEL, 2018).
Todas as energias que percebemos ao nosso redor podem, ou não, nos influenciar de forma positiva ou negativa.
Todos nós temos, com maior ou menor frequência, pensamentos negativos, improdutivos ou pessimistas, e isso acaba refletindo nossa realidade psíquica e o quanto precisamos de uma correta educação mental, baseada em propósitos nobres e em princípios elevados.
Somos responsáveis pelo que criamos e por isso devemos estar atentos ao que estamos pensando. No livro Vida Feliz, Joanna de Angelis nos diz, o seguinte:
“O homem pode ser considerado o pensamento que exterioriza, fomenta e nutre. Conforme a sua paisagem mental, a existência física será plasmada, face ao vigor da energia direcionada. O pensamento é a manifestação do anseio espiritual do ser, não uma elaboração cerebral do corpo. Sendo o Espírito o agente da vida, nos intrincados painéis da sua mente se originam as idéias, que se manifestam através dos impulsos cerebrais, cujos sensores captam a onda pensante e a transformam, dando-lhe a expressão e forma que revestem o conteúdo de que se faz portadora.”
Segundo o Espírito Francisco Dias da Cruz “O pensamento é força que determina, estabelece, transforma, edifica, destrói e reconstrói. Nele, ao influxo divino, reside a gênese de toda a Criação.” E Emmanuel acrescenta, por sua vez:
A mente é o espelho da vida em toda parte. […] O reflexo esboça a emotividade. A emotividade plasma a idéia. A idéia determina a atitude e a palavra que comandam as ações. […]assinalamos, todos nós, os reflexos uns dos outros, dentro da nossa relativa capacidade de assimilação. Ninguém permanece fora do movimento de permuta incessante. Respiramos no mundo das imagens que projetamos e recebemos. O reflexo mental mora no alicerce da vida.Refletem-se as criaturas, reciprocamen te, na Criação que reflete os objetivos do Criador.
Educar o pensamento para agir mais adequadamente, cultivar boas ideias a fim de transformá-las em ações promotoras das mudanças que pretendemos no mundo, comungar com a Fonte da vida através da prece, desenvolver a intuição e usá-la para guiar a mente e as ações no rumo correto, são possibilidades ao nosso alcance, aguardando nossa decisão e o uso da nossa liberdade de escolha.
Devemos nos precoupar com as energias que criamos para nós mesmos. Ninguém tem o poder de tirar nossa paz, a não ser que demos permissão.
Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26, 41-42). Jesus quis dizer com essa mensagem que devemos vigiar os nossos pensamentos para que tenhamos o bem físico e espiritual. Isso acontece porque estaremos alinhados com o universo e com o amor incondicional.
Com isso, traremos para nós o bem de todas as pessoas e, inclusive, o nosso. Em tempos como o que estamos vivendo altuamente, devemos mais que nunca procurar educar nossos pensamentos, procurando deixar o negativismo de lado, para que o medo não tome conta de nós. Devemos manter a oração como uma rotina para ganhar força e fazer de todas as situações da vida um eterno aprendizado.
REFERÊNCIAS
FAEL. O poder do pensamento, segundo o espiritismo. 2018. Disponível em: https://radioboanova.com.br/o-poder-do-pensamento-segundo-o-espiritismo/ Acesso: 31.05.2020.
FRANCO, D. (Joanna de Ângelis, Espírito) Autodescobrimento: uma busca interior. 17. ed. Salvador: LEAL, 2015.
GAMA, Felipe. O poder do pensamento – Energia criadora. 2017. Disponível em: https://espiritismodaalma.wordpress.com/2017/12/09/o-poder-do-pensamento-energia-criadora/ Acesso: 31.05.2020.
KARDEC, Allan. A gênese / por Allan Kardec; [tradução de Guillon Ribeiro da 5a ed. francesa]. – 53. ed. 1. imp. – Brasília: FEB, 2013.
SCHUBERT, Suely Caldas. Os Poderes da Mente. 3. ed. São Paulo: ed. Bezerra de Menezes, 2010.
VERDADELUZ. A força oculta do pensamento. 2107. Disponível em : https://www.verdadeluz.com.br/forca-oculta-do-pensamento/a-forca-oculta-do-pensamento/ Acesso: 31.05.2020.
https://www.dicio.com.br/pensamento/