O Natal de Cristo com Cristo

O Natal é um momento festivo para a maioria dos Cristãos, que oferecem entre si a ceia e trocas de presentes em acontecimentos sociais e familiares. Neste mês eleva-se o tom das nossas manifestações de fé e confiança renovada.

Os planos para o ano vindouro, o amor, felicidade, alegria, esperança de tempos melhores, a fraternidade e a caridade parecem estar entre os principais objetivos das pessoas. Surge aí a oportunidade de cuidar das nossas fraquezas, restaurar a harmonia fragmentada em nosso meio e de nossos semelhantes.

Esta ocasião favorece reflexões para os significados do Natal, a respeito das iluminadas mensagens e da vida de nosso Mestre, que trouxe a boa nova. E também nos faz sobre os nossos irmãos, que por um motivo ou outro, parecem ter desistido desta fraternidade.

E, são muitos os que carregados de solidão e uma grande tristeza, não encontram motivos para comunhão e festividade, questões estas que não podem ser ignoradas. Entra aí, os trabalhadores abnegados, que se abstêm do conforto, do seu tempo de descanso e lazer, para realizarem o trabalho de inclusão. Uma forma de voluntariado que leva uma passagem mais digna para estes irmãos quase desistentes das alegrias, da fraternidade.

Estes irmãos voluntários, independente da proporção de suas ações, realizam um trabalho que faze toda a diferença. Seja dando atenção por meio do diálogo, orações, doações de tempo, carinho e amor, entre outras tantas ações que se transformam em feixes de luz para aqueles que, por ora, passam por dificuldades e provações.

A bíblia nos traz o anúncio da vinda do Cristo, o Messias Salvador, que mudaria a humanidade para sempre. Esta mesma Bíblia traz as mensagens de Cristo, o Mestre dos Mestres, que inicia suas verdades jamais se proclamando o tal, mas pelo seu exemplo de vida, dá traços de grandeza e humildade e se revela aos que o acompanhavam e o chamavam.

“Eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. […] E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.” (Lucas, 2:10-11.)

Hoje sabemos que Cristo é o eleito do Senhor para organizar, planejar, administrar e equilibrar o nosso planeta. Assim, os desígnios do Criador vêm sendo cumpridos de forma solene pelo Mestre dos Mestres. Sua vida foi pautada por exemplos e ensinamentos jamais vistos antes, conservados e elencados a mais de dois mil anos, respeitado e considerado pela maioria da humanidade.

Cristo é o construtor da nossa moradia, planeta destinado à nossa melhoria para a evolução espiritual. Emmanuel assevera que:

“Rezam as tradições do mundo espiritual que na direção de todos os fenômenos, do nosso sistema, existe uma Comunidade de Espíritos puros e eleitos pelo Senhor supremo do Universo, em cujas mãos se conservam as rédeas diretoras da vida de todas as coletividades planetárias”. (Xavier. Pelo Caminho da Luz. Emmanuel.)

Os exemplos de amor e caridade são os que mais predominam entre as memórias dos seus ensinamentos. Disponibilizar ao ser humano as condições de evolução, conhecimento e moralidade, são detalhes ligados a missão de Cristo para encaminhar a humanidade ao bem e a evolução espiritual.

Neste momento de reflexão, vamos elevar nosso pensamento ao alto, e refletir sobre os ensinamentos de Jesus, afim de perpassar esse momento com a premissa de que seja o Natal de Cristo com Cristo. Que seja um momento de vibração no amor, na paz, no companheirismo, e que cada um de nós busque nos exemplos do Mestre nosso farol e guia para o pleno desenvolvimento moral e espiritual.

Feliz Natal em Cristo.

Nilton Moreira da Silva – Dez/20

Referências

LUCAS, Evangelho de. Bíblia Sagrada, Novo Testamento.

XAVIER, Francisco Cândido. A caminho da luz. Pelo Espírito Emmanuel.

Translate »