Evangelho no Lar com crianças

“Organizemos o nosso agrupamento doméstico do Evangelho. O Lar é o coração do organismo social. Em casa, começa nossa missão no mundo.” Scheilla, Luz no Lar

“Porque onde estiverem reunidos em meu nome, lá estarei presente.” Jesus. (MATEUS, 18:20.)

 

 

O que é o Evangelho no Lar

 

O Evangelho no Lar trata-se de um encontro semanal, sendo previamente marcado o dia e a hora, (devendo ser repetido sempre no mesmo dia e hora da semana) com o objetivo de reunir a família em torno dos ensinamentos evangélicos, à luz do Espiritismo, e sob a assistência dos Benfeitores Espirituais. Conhecido também como Culto Cristão do Lar, o estudo do Evangelho é, ao mesmo tempo, um encontro fraternal do qual participam os espíritos familiares e demais interessados no progresso moral do grupo; outros aproveitam para se esclarecer, também como nós.

 

A importância do Lar na educação moral

 

É no lar que os Espíritos se reencontram, sob o mesmo teto, na condição de pais, filhos e irmãos; nesse ambiente, são oferecidas as oportunidades de novo aprendizado moral, possibilitando aos reencarnados exercitarem-se no campo afetivo, desenvolvendo a fraternidade, a solidariedade e os sentimentos derivados do amor.

Assim, a função educadora e regeneradora da família é extremamente delicada e importante, quando se atribui à reencarnação a oportunidade de ascensão na escala evolutiva, através de novas experiências, no campo intelectual e moral.

 

“A melhor escola, ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter”. Emmanuel *Psicografia de Francisco C. Xavier, O Consolador, questão 110, FEB.

 

Como incentivar e tornar a participação das crianças

convidativa no Evangelho no Lar

 

As crianças desde o berço podem e devem estar presentes no momento do Evangelho no Lar. Sua participação vai variar conforme a idade: desde bem pequenas podem ser incentivadas a participar, fazendo a prece, os comentários e as vibrações, e quando souberem ler, poderão realizar a leitura.

Quando houver crianças participando, a leitura e os comentários devem ser realizados com linguagem que permita o entendimento por parte delas. Podem ser utilizados livros com histórias de conteúdo moral, evangélico ou espírita. É interessante que os pais conheçam previamente os livros e as histórias que serão lidas naquele dia, facilitando, assim, os comentários após a leitura.

É de grande importância que os adultos incentivem a participação das crianças e expliquem a elas o que acontece naquele momento de estudo e reunião em família.

 

Sugestões de livros que podem ser usados quando as

crianças participam do Evangelho no Lar:

 

– A Cartilha do Bem, psicografia de Francisco C. Xavier, Espírito Memei, Editora FEB;
– Pai Nosso, psicografia de Francisco C. Xavier, Espírito Memei, Editora FEB;
– O Evangelho Segundo o Espiritismo para a Infância, de Maria Helena Fernandes Leite, Edições FEESP;
– Coleção Grãos de Mostarda – Um projeto do Grupo de Estudos Espíritas “Os Mensageiros”;
– Coleção Conte Mais – Um projeto da Federação Espírita do Rio Grande do Sul – FERGS;
– Não vale a pena mentir, psicografia de Raul Teixeira, Espírito Levy, Editora FRATER;
– Aprenda a Conversar com Seu Anjo, psicografia de J. Raul Teixeira, Espírito Levy, Editora FRATER;

Translate »