Psicografia – Família:Institução Obsoleta ou Pilar do Futuro?

Queridos irmãos,

Segue com muito amor, uma linda mensagem psicografada , enviada pelo querido Irmão Matheus da Colônia Espiritual Maria de Nazaré

Que possamos ser gratos a todo amparo e carinho que esses amados irmãos nos proporcionam

 
Família, instituição obsoleta ou pilar do futuro?

Diante das rápidas e constantes mudanças que ocorrem no Universo, como ter o discernimento e o cuidado para descartar o que parece obsoleto e preservar os pilares do futuro? Será que qualquer conceito ou instituição se tornará obsoleto?

Essas inquirições devem pulular em muitas mentes. Assim iniciemos nossas considerações recordando que todo o Orbe se encontra em movimento. Todos estão a caminho da perfeição, seguindo a Lei do Progresso.

Muitos conceitos, tecnologias e equipamentos vão sendo substituídos por outros mais avançados. O mesmo ocorre com as ciências e diversos outros segmentos da sociedade.

Mas será que os conceitos morais, também se tornam obsoletos?

Os ensinamentos de Jesus, mesmo após mais de 2000 anos, ainda são atuais e dentro de nossas imperfeições e ignorância ainda são objeto de muito estudo e aplicação.

Diante de nossa pequenez compreendemos apenas parcialmente as Leis Divinas (Verdades), que gradativamente descortinam novas facetas da mesma dentro de nossos avanços intelectuais e morais.

Muitos alegam que a família está fora de moda, que se tornou uma instituição obsoleta. Mas será isso uma verdade? Ou apenas mais uma de nossas limitações no entendimento?

Imaginemos um ser que ao nascer em nosso orbe, seja colocado sozinho num recinto. O que acontecerá com esse ser? Conseguirá se desenvolver ou sucumbirá?

Por mais que queiramos ser independentes e autossuficientes, temos que admitir que dependemos um dos outros. Somos seres sociais e como tais precisamos conviver em sociedade para desenvolvermos todas as nossas aptidões e habilidades. Esse é o caminho a ser trilhado para a felicidade almejada.

Como podemos desenvolver o amor e o fazer o bem sem o outro?

A família tem papel fundamental na formação e estabelecimento de nossos valores, e na construção dos valores de toda a sociedade. Portanto a família, jamais será obsoleta, mas sim um dos pilares que possibilitam a construção do futuro.

Admitimos que ao longo dos anos a estrutura familiar vem mudando e se adaptando aos novos costumes e realidade, fato que merece todo o nosso carinho e atenção. Hoje as divisões de tarefas são mais versáteis, possibilitando o compartilhamento das responsabilidades entre todos os membros, de acordo com as habilidades e maturidade de cada um. Todos os membros devem desenvolver suas habilidades e juntos evoluírem emocionalmente e materialmente.

A família é a nossa primeira escola enquanto encarnados, nos proporcionando grandes aprendizados como: vivência do amor incondicional (ainda muito limitado, mas já ensaiando os primeiros voos), o ser solidário, o saber compartilhar, o viver as diferenças e o assumir responsabilidades.

Reportando-nos a Jesus, vamos observar que Ele também teve uma família da qual recebeu as condições físicas e psicológicas para o seu desenvolvimento integral. Assim pode nos ensinar um pouco mais, ampliando nosso conceito de família, não o vinculando somente ao plano físico/consanguíneo, mas expandindo-o para afinidades e vibrações.

A casa espírita passa a ser nossa família também, exigindo responsabilidade, comprometimento e dedicação de seus integrantes.

Nesse conceito ampliado podemos perceber que fazemos parte de diversos grupos familiares e que todos pertencemos a grande família do Pai.

Dessa forma meus amigos, como a instituição familiar poderia ser obsoleta? Creio que o obsoleto são nossos entendimentos, nosso egoísmo que nos priva da emancipação de nossa alma, rumo a patamares mais elevados de consciência e exercício efetivo do bem.

Sugiro que esta semana, nossa reflexão seja em torno de nossas ações e relações com as diversas categorias de famílias das quais fazemos parte e procuremos estabelecer laços mais sólidos que favoreçam o desenvolvimento e amadurecimento espiritual de todos os membros.

Que sejamos meus irmãos, Todos Um, na grande família do Pai!

09-06-15

Médium: Lúcia (Grupo Mediúnico Maria de Nazaré – CAVILE)

Espírito: Irmão Matheus (Colônia Espiritual Maria de Nazaré)

 

 

 

Translate »