“Em sendo o Espiritismo uma doutrina possuidora de respostas elucidativas para as questões desafiadoras da vida, de instrumentos práticos capazes de ajudar aos que sofrem, desde que, honestamente, queiram ajudar-se e ser ajudados, é natural que um número crescente de pessoas busquem-no com o propósito de solucionar seus problemas e dificuldades existenciais”.

 

1.Conceito: O Atendimento Fraterno é um encontro, no qual se atende fraternalmente àquele que tem qualquer tipo de carência. É uma tarefa social, que busca receber bem e orientar com segurança o indivíduo, esclarecendo sobre suas aflições e dificuldades à luz do Espiritismo. Igualmente, visa esclarecer as pessoas que procuram pela primeira vez um ambiente espírita. Muitas vezes, o nosso primeiro contato com o espiritismo é no Atendimento Fraterno.

2. A quem se destina: O Atendimento Fraterno é porta de serviço edificante aberta a todas as criaturas que perderam o rumo ou se perderam em si mesmas. O atendimento fraterno é campo de trabalho solidário entre quem pede e aquele que doa. Graças a ele irmanam-se os indivíduos, compartem suas dores e repartem suas alegrias.

É da Lei que, aquele que mais possui deve multiplicar os bens, repartindo-os com aqueloutros que sofrem carência. O atendimento fraterno objetiva acender luz na treva, oferecer roteiro no labirinto, proporcionar esperança no desencanto.

3. Quem vai atender nesse programa: São trabalhadores voluntários da Casa Virtual Luz Espírita que se prepararam moralmente, espiritualmente e doutrinariamente para o exercício do ato fraterno. Felizes aqueles que se encontram a serviço da fraternidade, atendendo aos seus irmãos em sofrimento e contribuindo com segurança para sua elevação. Jesus foi o exemplo superior do atendente fraterno, por excelência.

4. Quanto custa esse serviço: Absolutamente nada. Todos os serviços de atendimento espiritual em conformidade com o Espiritismo seguem a máxima do Cristo quanto à Caridade: “Dai de graça o que de graça recebeste”.

5. O que é preciso fazer para ser atendido? É preciso ser espírita? É preciso dar abertura para o trabalho, relatar seus problemas, aquilo que lhe aflige. O Atendimento Fraterno não exige nenhuma crença e pessoas de qualquer religião podem solicitar um atendimento. Contudo, tal serviço é uma assistência temporária, um socorro, uma emergência. Logo, a cura, a solução e o bem-estar definitivo só conseguiremos promovendo nossa evolução espiritual e, por isso, consideramos a Doutrina Espírita o melhor suporte para essa caminhada.

 6. Posso pedir Atendimento para outra pessoa? Sim, na impossibilidade da pessoa se comunicar conosco por uma série de situações, poderá levar a outrem a interceder por ela, entretanto sempre recomendamos que a própria pessoa com problemas seja a portadora do pedido. 

7. Como é feito o Atendimento Fraterno: A Equipe de Atendentes Fraternos recebe os pedidos de atendimento via formulário diariamente por e-mail. Assim que é feita a triagem, o atendente responsável irá entrar em contato com o solicitante, dando inicio ao atendimento fraterno. Esta conversa fraternal poderá se estender via Skype e outras formas de comunicação de acordo com as necessidades e vontades daquele que solicitou o atendimento. As pessoas poderão ser direcionadas para a Irradiação Fraterna ou Tratamento Mediúnico, dependendo da avaliação que será dada a questão apresentada.

 

“O atendimento fraterno tem como objetivo primacial receber bem e orientar com segurança todos aqueles que o buscam”

 

Referência: MIRANDA, Manoel Philomeno. Atendimento Fraterno. Editora: Leal, 2009.

 

como-solicitar-atendimento-fraterno-para-mim-ou-para

Preencha o Formulário abaixo: