Deixe a Raiva Secar

Queridos jovens,

Segue com muito amor mais uma das Histórias que Ensinam.

Que Jesus nos ilumine e ampare.

 

Deixe a raiva secar

Mariana ficou muito feliz porque sua tia lhe deu de presente um joguinho de chá azul com bolinhas amarelas. No dia seguinte, Júlia, sua amiguinha, veio bem cedo convidá-la para brincar, mas Mariana não podia, pois ia sair com sua mãe. Júlia, então, pediu emprestado o joguinho de chá para brincar com suas bonecas na área de lazer do prédio em que moravam. Mariana não queria emprestar, mas a amiguinha tanto insistiu que ela acabou cedendo.

E, recomendando a Júlia que tomasse muito cuidado com o brinquedo, Mariana saiu com sua mãe.

Ao voltar do passeio, Mariana viu seu joguinho de chá todo quebrado, jogado na área do prédio. Chorando e muito nervosa, ela desabafou:

— Está vendo, mamãe, o que a Júlia fez comigo? Emprestei o meu brinquedo, ela estragou tudo e ainda deixou jogado no chão…

Totalmente descontrolada, Mariana queria porque queria ir ao apartamento de Júlia pedir explicações, mas sua mãe, com muito carinho, ponderou:

— Filhinha, lembra daquele dia quando você saiu com seu vestido novo, todo branquinho, e um carro passou em cima da poça de lama e sujou toda sua roupa? Ao chegar em sua casa, você queria lavar o vestido, mas a vovó não deixou… Você lembra o que ela disse?

— Ela falou que era para deixar o barro secar primeiro. Falou que depois ficava mais fácil de limpar.

— Pois é, minha filha! Com a raiva é a mesma coisa. Deixe a raiva secar primeiro. Depois, fica bem mais fácil resolver tudo.

Mariana não entendeu muito bem, mas resolveu ir para a sala ver televisão.

Minutos depois, chegou Júlia, toda sem graça, com um embrulho na mão, e foi logo dizendo:

— Mariana, sabe aquele menino mau da outra rua, que fica correndo atrás da gente? Ele veio querendo brincar comigo e eu não deixei. Aí, ele ficou bravo e estragou o seu joguinho de chá… Quando eu contei pra mamãe, ela ficou preocupada e foi correndo comprar outro igualzinho para você, mas só tinha com bolinhas vermelhas…. Espero que você não fique com raiva de mim, pois não foi minha culpa.

— Não tem problema — disse Mariana. — Minha raiva já secou.

E, pegando sua coleguinha pela mão, Mariana levou-a para o quarto para contar a história do vestido novo que havia sujado de barro.

                                                                                                              

                                                                                                              Autor desconhecido

 

 Ensinamento

“Deixe a raiva secar”, “esfrie a cabeça”, “conte até dez”, “espere a poeira baixar”… Tanto faz o modo como você está acostumado a ouvir esse ditado. A verdade é que, na hora do nervosismo, devemos evitar tomar decisões, pois, em geral serão decisões erradas. Apenas quando conseguimos visualizar uma situação a distância é que podemos tomar decisões ponderadas, das quais não nos arrependeremos depois.

Translate »